Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

quarta-feira, 13 de maio de 2015

13 maio | Dia do Duende


A origem do dia do Duende é tão misteriosa como a criatura que lhe dá nome. Apesar de serem pequenos (são descritos como tendo entre 15 e 30 cm de altura), estes seres ganharam direito a um dia próprio com o passar dos anos, que se foi massificando graças à ação da internet.
Acredita-se que estes seres da mitologia europeia possuem potes de ouro que têm de ser dados a quem tem a sorte de encontrar um duende. Para encontrar um duende e o seu pote de ouro é preciso seguir o arco-íris. Segundo a lenda, o duende troca o seu pote de ouro pela sua liberdade. 
Os duendes são descritos como seres minúsculos de cabeça em forma de cone, que atravessam paredes e que pregam partidas aos humanos, nas suas casas, partindo e mudando objetos de sítio. Na cultura popular são representados com a cor verde, com um chapéu e com um trevo de boa sorte na boca ou na roupa. 
Uma sugestão para celebrar o dia do Duende é criar o próprio pote de ouro, começando a poupar dinheiro num frasco que só deve ser aberto no dia do Duende do ano seguinte.   

Sem comentários:

Enviar um comentário