Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

segunda-feira, 18 de maio de 2015

17 maio | Dias mundial e internacional

Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e a Transfobia

É um dia de consciencialização civil para a discriminação das pessoas homossexuais, transexuais e transgêneros. Nesta data realizam-se eventos internacionais tendo em vista obter o apoio para o respeito dos direitos dos homossexuais e lésbicas por todo o mundo.
Esta efeméride celebra-se a 17 de maio pois foi neste dia (em 1990) que se retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Dia Mundial da Internet
 A data visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.
A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

Origem da Internet

A internet teve origem no decurso da segunda guerra mundial, nos finais dos anos 60, tendo como objetivo criar um canal de comunicação específico para os serviços militares norte-americanos.
O advento da internet originou uma grande mudança no dia-a-dia das pessoas, na forma como comunicam entre si, como procuram e recebem informação, compram bens e serviços, entre muitas outras ações do quotidiano.

Desafios da Internet

Frequentemente a internet origina diferentes tipos de discussões públicas, que resultam do facto de muitos dos conteúdos que estão disponíveis na internet não serem verdadeiros ou não estar devidamente atribuída a autoria de um determinado conteúdo, como por exemplo, a utilização de imagens e textos. A partilha de conteúdos sem autorização dos autores é outro tema que levanta polémica na internet.
Dia Mundial da Hipertensão
Para assinalar a data são realizados rastreios gratuitos à pressão arterial por várias instituições de saúde, de forma a alertar e prevenir a população para as consequências da hipertensão no organismo, com especial destaque para o AVC (Acidente Vascular Cerebral). O objetivo deste dia internacional da hipertensão é combater o flagelo da hipertensão.

Hipertensão em Portugal

Cerca de 40% da população portuguesa é hipertensa. A hipertensão é uma doença crónica, que pode ser reversível, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis. A tensão arterial elevada afeta cada vez mais a população jovem.
A hipertensão arterial aumenta o risco de ataques cardíacos, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Pode ainda originar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver estas complicações é maior na presença de outros fatores de risco cardiovasculares, como a diabetes.

Reduzir a Pressão Arterial Elevada

A pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada, cumprindo alguns rituais saudáveis:
  • Reduzir a ingestão de sal;
  • Fazer uma dieta equilibrada;
  • Evitar a ingestão de álcool e o consumo de tabaco;
  • Praticar exercício físico de forma regular.

Valores ideais

  • Os valores ideais situam-se nos 120/80 mm Hg (milímetros de mercúrio)
  • Acima de 140/90 mm Hg já se considera estar numa situação de hipertensão

http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário