Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

quarta-feira, 20 de maio de 2015

20 maio | Dia da Marinha e Dia mundial da Meteorologia

 Dia da Marinha Portuguesa

O Dia da Marinha Portuguesa celebra-se nesta data em homenagem a Vasco da Gama, o navegador português que a 20 de maio de 1498 chegou à Índia, ligando a Europa e o médio Oriente pelo mar pela primeira vez na história mundial.
As festividades do Dia da Marinha realizam-se durante uma semana em Portugal, de 16 a 24 de maio de 2015, predominantemente em Lisboa. Os eventos são de cariz militar, desportivo, social, cultural e religioso.
A 17 de maio decorre a Corrida da Marinha, de carácter social. Realizam-se também pequenos concertos nos miradouros de Lisboa e exposições. As atividades do Dia da Marinha terminam a 24 de maio com demonstrações da Marinha no rio Tejo e com cerimónias religiosas. 
 
Os navios NRP Bartolomeu Dias e NRP Sagres estão abertos a visitas nesta semana da Marinha no Cais do Tabaco, Santa Apolónia. 
Dia Mundial da Metrologia
Foi a 20 de maio de 1875 que 17 países (incluindo Portugal) assinaram a Convenção do Metro em Paris estipulando as bases de medição no mundo com o Sistema Internacional de unidades (SI).
Neste dia realizam-se atividades por todo o mundo subordinados a um tema anual. O tema do Dia Mundial da Metrologia 2015 é “As Medições e a Luz”. Em Portugal realizam-se colóquios, workshops e visitas gratuitas ao Laboratório Nacional de Metrologia e ao Museu de Metrologia do IPQ. 
Este dia mundial é organizado anualmente pelo BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas) em parceria com a OIML (Organização Internacional de Metrologia Legal). A sua celebração decorre em mais de 80 países

http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário