Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

terça-feira, 5 de maio de 2015

5 Maio | Dias mundiais e internacionais

O Dia Mundial da Asma

O Dia Mundial da Asma celebra-se anualmente na primeira terça-feira do mês de maio.
A asma é uma doença crónica muito comum e que afeta a passagem de ar de e para os pulmões, causando inflamação das vias respiratórias e dificuldade em respirar. Afeta mais as crianças que os adultos.
Este dia internacional da asma é organizado pela GINA (Global Initiative for Asthma), da Organização Mundial de Saúde,
Sintomas de asma mais comuns
  • Falta de ar e cansaço
  • Pieira e tosse
  • Dores ou pressão no peito
Os sintomas podem ocorrer várias vezes ao dia ou semana e podem agravar-se durante a prática de exercício físico ou durante a noite. A prevenção precoce favorece o tratamento da asma.

Asma em Portugal

Estima-se que mais de um milhão de portugueses sofram de asma. Algumas profissões representam maiores riscos de desenvolver a doença, como padeiros, pedreiros, cabeleireiros e pescadores.
A Organização Mundial de Saúde estima que, em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de asma e que esta é a doença crónica mais comum nas crianças.
Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante
O Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante celebra-se anualmente a 5 de maio.

Objetivo da data

O Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante serve para sensibilizar os condutores sobre a necessidade de uma condução segura, de forma a prevenir acidentes, proteger a sua vida e a de outros condutores e passageiros.
Apesar da cortesia ao volante ser um dever de todos os condutores durante todo o ano, neste dia relembra-se a importância de ser cortês ao volante.
São várias as campanhas de segurança rodoviária organizadas e promovidas por governos e associações para reduzir o número de mortes na estrada e evitar comportamentos que coloquem em risco a segurança de condutores, passageiros e peões.
Dia Mundial da Higiene das Mãos  (É a nossa exposição patente)
O Dia Mundial da Higiene das Mãos tem lugar a 5 maio.
Este dia internacional chama a atenção para a importância da higienização das mãos. O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infeções no ouvido e estômago. Muitos fungos e germes se acumulam nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas.
Além de prevenir e atenuar as infeções, o hábito de lavar as mãos com sabão fomenta a segurança de pacientes, profissionais e de todas as pessoas com as quais se convive no dia-a-dia.
Neste dia Mundial da Higiene das Mãos convidam-se todas as unidades de saúde a promoverem a lavagem das mãos. 

Quando lavar as mãos?

  • Antes de mexer em alimentos
  • Depois de mexer em resíduos
  • Depois de ir à casa de banho
  • Depois de assoar nariz
  • Depois de espirrar ou tossir  
  • Após mudar fraldas
  • Após tocar em feridas ou doentes
  • Após fazer festas a animais
Uma correta lavagem de mãos é feita com sabonete e tem a duração de um minuto.
 Dia Internacional da Parteira
O Dia Internacional da Parteira ganha vida no calendário a 5 de maio.
Neste de título oficial Dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia/Parteira celebra-se o trabalho das parteiras que contribuem diariamente para o milagre do nascimento e para o bem-estar de milhões de mães e de crianças pelo mundo fora.
O Dia Internacional da Parteira foi criado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1991, para homenagear e sublinhar o trabalho desempenhado pelas parteiras no cuidado prestado às mulheres e à vida humana.
Nesta data desenvolvem-se atividades que promovem esta atividade profissional junto dos profissionais de saúde, dos cidadãos e das famílias, enaltecendo a importância da intervenção destes profissionais na comunidade.

http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário