Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

terça-feira, 23 de junho de 2015

23 Junho | Dia...

Véspera de São João


 véspera de São João celebra-se todos os anos na noite de 23 de junho para dia 24. 
O Dia de São João comemora-se em Portugal a 24 de junho, mas a festa começa já na véspera, a 23. Em várias localidades do país é feriado no dia 24, o que torna a noite de São João mais alegre e desafogada de responsabilidades.
A festa da véspera de São João mais célebre de Portugal é realizada no Porto, já que este é o padroeiro da cidade Invicta. A festa de São João no Porto chama todos os anos pessoas das localidades mais próximas e mesmo turistas de todo o mundo. O fogo de artíficio é uma marca desta celebração, assim como a caminhada até à praia pela madrugada dentro.
Em Braga também se festeja a véspera de São João com pompa e cirscunstância, enchendo a população a zona central da cidade.   

Tradições de São João

O alho porro e os martelinhos são dois elementos essenciais na festa de São João.
A nível de comida, a broa, a sardinha, o caldo verde e o vinho são presenças obrigatórias na festividade popular.
Além de se oferecer manjericos, também se costumam lançar balões na noite de São João.

Dia Olímpico


O objetivo do Dia Olímpico é divulgar o desporto e o bem-estar nos jovens, assim como os valores olímpicos (excelência, amizade e respeito). 
As comemorações do Dia Olímpico têm lugar na verdade durante meses, de 25 de maio a 30 de setembro em 2015, em locais como Santarém, Alvito, Almada e Lousada. As atividades destinam-se a crianças e adultos, e contam com a participarão de vários atletas olímpicos, como Rosa Mota e Duarte Marques, por exemplo. A organização é do Comité Olímpico de Portugal (COP). 
Esta data é celebrada oficialmente desde o dia 23 de junho de 1948, marcando uma das mais relevantes datas do Movimento Olímpico: o nascimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Este Dia Olímpico conta com a participação de mais de 150 Comités Olímpicos Nacionais. Pelo globo verificam-se milhares de atividades desportivas, desde competições a colóquios, exposições, debates e conferências educacionais.

Dia das Nações Unidas para o Serviço Público


Este dia, também conhecido como Dia do Serviço Público das Nações Unidas, tem como fim enaltecer o valor do serviço público na sociedade, reconhecendo todo o trabalho realizado pelos funcionários públicos e apelando ao mesmo tempo ao seguimento de carreira no setor público.
Anualmente entregam-se os Prémios das Nações Unidas de Serviço Público neste dia, para o reconhecimento internacional do trabalho de excelência em serviço público. Os países das Nações Unidas são incentivados a organizar iniciativas para celebrar o dia, que sublinhem a importância do serviço público e dos seus funcionários na comunidade. 
Este dia do serviço público foi instituído pela ONU com a resolução 57/277 e foi celebrado pela primeira vez em 2003. 

http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário