Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

quinta-feira, 2 de julho de 2015

1 julho | Dia da Madeira e Dia mundial das bibliotecas

Dia da Madeira 

De nome oficial “Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses”, o Dia da Madeira celebra a autonomia da Região Autónoma da Madeira concedida por Portugal na Constituição Portuguesa de 1976. 
Este dia é feriado na Região Autónoma da Madeira e é marcado pela realização de variadas atividades. São disso exemplo concertos, espetáculos de dança, salva de foguetes e girândolas, sessões solenes na Assembleia Legislativa Regional, deposição de flores no monumento à Autonomia, imposição solene das insígnias honoríficas madeirenses, missa Te Deum na Sé Catedral do Funchal, etc.
Dia mundial das Bibliotecas 
Este dia via enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas. O Manifesto da UNESCO Sobre Bibliotecas Públicas refere-se à biblioteca pública como uma porta de acesso local ao conhecimento fulcral para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.
Em vários países do mundo se realizam atividades que promovem a leitura na população e o desenvolvimento cultural. Entre estas iniciativas destacam-se as bibliotecas itinerantes, móveis, que possibilitam o livre acesso a livros, revistas e jornais em locais públicos, as sessões de leituras e os encontros de autores e leitores.  
O Dia Mundial das Bibliotecas é o dia ideal para se dirigir a uma biblioteca e requisitar um livro ou para partilhar o livro da sua vida com outras pessoas.

http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário