Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

15 outubro | Dia Mundial da Lavagem das Mãos & Dia Mundial de Resolução de Conflitos

Dia Mundial da Lavagem das Mãos



O objetivo do dia é motivar as pessoas a lavar as mãos com sabão, com frequência, para prevenir doenças, sobretudo em crianças. A data surgiu como meio de combater a mortalidade infantil: o pequeno gesto de lavar as mãos com sabão reduz a taxa de mortalidade infantil derivada de diarreias e de infeções respiratórias (elas matam anualmente mais de 3,5 milhões de crianças).
O primeiro Dia Mundial da Lavagem das Mãos teve lugar em 2008, no Ano Internacional do Saneamento. Em maio celebra-se também o Dia Mundial da Higiene das Mãos.
 
Dia Mundial de Resolução de Conflitos

A data foi criada em 2005 pela Association For Conflict Resolution e assinala-se anualmente na terceira quinta-feira de outubro. O seu objetivo é apelar aos cidadãos para recorrer à mediação, à arbitragem e à conciliação para a resolução de conflitos, sublinhando as vantagens da resolução pacífica.
Para assinalar a efeméride, realizam-se diferentes atividades pelo mundo. Em Portugal destaca-se a abertura gratuita do Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios (GRAL), do Ministério da Justiça, em Lisboa, que dá a conhecer os meios disponíveis de resolver conflitos fora dos tribunais, de forma simplificada. Colóquios e palestras são outras das atividades deste dia.


http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário