Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

terça-feira, 10 de novembro de 2015

10 novembro | Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento & Dia Mundial da Bolota

Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento


Este dia é celebrado desde 2001 a nível mundial, com a promoção da UNESCO, sendo uma oportunidade para sublinhar o papel da ciência na edificação de um mundo melhor.
Neste dia são organizados vários eventos pelo mundo, como debates sobre o potencial da ciência para a sustentabilidade, e como a entrega de prémios a investigadores, professores e estudantes, pelo seu trabalho. Todos os anos é escolhido um novo tema que serve de base para a celebração. O tema de 2014 foi "Educação Científica de Qualidade: Garantir um Futuro Sustentável para Todos". Em 2015 celebra-se o "Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento Ciência para um Futuro Sustentável", destacando-se o contributo da Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentável, o que é reconhecido com a adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável .

Dia Mundial da Bolota


Este dia tem como objetivo consciencializar a população sobre a destruição da floresta autóctone em Portugal, que é constituída principalmente por carvalhos. A bolota é o fruto do carvalho. A sua parte superior é a cúpula e a sua semente é um aquénio.
Foi a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã, que criou esta data, celebrada pela primeira vez em 2009.
A data celebra-se especialmente nas escolas, onde se realizam atividades educativas: os mais pequenos semeiam bolotas em vasos ou em campos, na esperança de verem nascer uma árvore. Também se realizam caminhadas e recolhas de bolotas, entre outras iniciativas.

http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário