Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

20 novembro | Dia Nacional do Pijama, Dia Internacional dos Direitos das Crianças e Dia Internacional da Memória Transgênera

Dia Nacional do Pijama


Objetivos da data

Este dia tem uma base lúdica, educativa e solidária. A data visa defender o direito de todas as crianças crescerem no seio de uma família, especialmente as crianças que, por diversas razões, estão separadas das suas famílias biológicas. O dia do pijama deseja promover o direito de todas as crianças a terem uma família.
O Dia Nacional do Pijama tenta chamar a atenção para o problema das crianças desprivilegiadas e aumentar o número de famílias de acolhimento em Portugal, de forma a que as crianças que estão separadas dos seus pais possam ser acolhidas por casais dispostos a dar-lhes carinho, amor e educação.

Celebração da data

O Nacional do Pijama coincide com a celebração do Dia Internacional dos Direitos da Criança.
Como forma de comemorar a data, várias crianças até aos 6 anos vão vestidas com o pijama para os infantários e para as creches, que decidem aderir a esta data. Nestes locais as crianças realizam variadas atividades em pijama durante o dia, até regressarem a casa.
Em 2015, esta iniciativa da Mundos de Vida foi alargada até às crianças de 10 anos (1º ciclo) e a todos os países onde há portugueses.

Dia Internacional dos Direitos das Crianças

Origem da Data

A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança é bastante clara e significativa: foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente aDeclaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.
Em Portugal realizam-se atividades solidárias como é o exemplo do Dia Nacional do Pijama, onde as crianças vão de pijama para a escola, relembrando o direito de todas as crianças a terem um lar, uma família e a proteção da sociedade.

Declaração Universal dos Direitos das Crianças

A Declaração dos Direitos da Criança foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tendo a seguinte redação:
  • Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.
  • Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica, do tráfico humano e do trabalho infantil.
  • Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importando a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
  • Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.
  • Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.
  • Todas as crianças têm direito a alimentação, habitação, recreação e atendimento médico.
  • As crianças portadoras de deficiências, físicas ou mentais, têm o direito à educação e aos cuidados especiais.
  • Todas as crianças têm direito ao amor, à segurança e à compreensão dos pais e da sociedade.
  • Todas as crianças têm direito à educação.
  • Todas as crianças tem direito de não serem violadas verbalmente ou serem agredidas por pais, avós, parentes, ou mesmo a sociedade.

Dia Internacional da Memória Transgênera


Este dia é dedicado à memória de todos aqueles que faleceram vítimas de violência transfóbica ou preconceitual. Além de prestar homenagem aos falecidos trans (transexuais e transgênero), este dia serve como uma chamada de atenção para a violência sofrida na comunidade trans. Entre outras atividades, decorrem neste dia leituras dos nomes de pessoas falecidas durante o ano, procissões de velas, marchas, exibições de filmes, shows de arte, etc.
O primeiro Dia Internacional da Memória Transgênera teve lugar a 20 de novembro de 1998, por iniciativa da ativista trans Gwendolyn Ann Smith na internet, que quis homenagear a vida de Rita Hester, assassinada em Massachusetts no mesmo ano. Com o passar dos anos esta data foi ganhando relevo e destaque na sociedade. Em 2013, por exemplo, existiram 238 mortes por violência transfóbica por todo o mundo. O Brasil é o país onde se contam mais vítimas de transfobia.

http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário