Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

21 novembro | Dia Mundial da Televisão, Dia Mundial do Olá e Dia Europeu da Fibrose Quística


Dia Mundial da Televisão


A data foi proclamada pelas Nações Unidas em dezembro de 1996, após o primeiro Fórum Mundial de Televisão, a 21 de novembro de 1996.

Televisão em Portugal

Em Portugal a televisão começou a ser transmitida em 1957, na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), a preto e branco. O primeiro programa a cores a ser transmitido foi o festival da canção de 1980.
Nos inícios do anos 80 começaram as emissões da RTP a cores. Nos anos 90 chegaram dois novos canais privados de televisão. A SIC em 1992 e a TVI em 1993.

Atividades do Dia Mundial da Televisão

Neste dia internacional da televisão realizam-se diversas atividades, em sítios como as escolas, onde as crianças pintam desenhos de televisões, por exemplo. As televisões aproveitam para relembrar emissões e programas especiais do passado e olhar um pouco para o futuro da televisão.
Neste dia pode aproveitar para recordar alguns dos seus programas televisivos preferidos ou para juntar a família ou os amigos e ver um programa de televisão em conjunto.

Dia Mundial do Olá

O “Olá” é uma palavra muito simples que muitas vezes faz toda a diferença, permitindo o contacto entre pessoas desconhecidas e o quebrar do gelo ou do silêncio numa sala.
O objetivo no Dia do Olá é dizer “Olá” a 10 pessoas diferentes, promovendo o contacto entre as pessoas e a paz. O intuito deste dia é mostrar aos líderes mundiais que os problemas resolvem-se pela comunicação e não pelo uso da força. Se deixou de falar com alguém, também pode aproveitar para lhe dizer olá e para retomar o contacto nesta data.
Este dia surgiu em 1973 em resposta à guerra Yom Kippur (guerra árabe-israelita), por ação de dois professores universitários norte-americanos (Brian McCormack da Universidade do Arizona e Michael McCormack da Universidade de Harvard). Atualmente é celebrado em mais de 180 países do mundo, podendo-se até enviar cartões digitais online em sites específicos deste Dia do Olá. Políticos, líderes religiosos, vencedores do Nobel da Paz e celebridades são alguns dos maiores promotores deste dia.

Dia Europeu da Fibrose Quística


A Fibrose Quística é uma doença crónica hereditária provocada por alterações genéticas. Estima-se que na Europa 1:2000 a 1:6000 recém-nascidos sofram de Fibrose Quística. A doença provoca infeções nas vias respiratórias e no tubo digestivo, levando por vezes à dificuldade em ganhar altura e peso.
O diagnóstico desta doença é feito pelo “teste do pezinho”, pelo teste do suor e pelo quadro clínico. A intervenção clínica feita precocemente (no primeiro mês) combate enormemente a doença.
A celebração do Dia Europeu da Fibrose Quística tem como objetivo chamar a atenção para a doença e informar sobre o seu combate. A Associação Portuguesa de Fibrose Quística (APFQ) organiza neste dia iniciativas para promover o diagnóstico da doença, assim como o seu tratamento e reabilitação.

http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário