Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

sexta-feira, 29 de maio de 2015

29 maio | Dia Nacional da Energia e Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas

Dia Nacional da Energia

A celebração desta data visa alertar a população para a necessidade de desenvolverestratégias de eficiência energética.
Neste dia decorrem várias ações de sensibilização dos consumidores para as questões relacionadas com a energia. Das várias atividades promovidas são feitas demonstrações de como poupar energia em casa e partilhadas dicas para escolher as melhores fontes de iluminação para a casa e para o escritório.

Reduzir gastos energéticos

Para reduzir os gastos energéticos deve aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, utilizando a luz artificial apenas quando estritamente necessário. A colocação de lâmpadas económicas permite também poupar ao longo do ano em energia elétrica. Outra forma de poupar energia passa por desligar os aparelhos em stand-by durante a noite.

Sabia que?

  • A maioria das casas de habitação pode facilmente reduzir o consumo de eletricidade para iluminação, entre 15 a 20%, sem qualquer redução da qualidade da iluminação?
  • O sector dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa?

Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas

.
Este é um dia de tributo a todos os homens e mulheres que faleceram ao serviço das Nações Unidas. Anualmente morrem cerca de 100 capacetes azuis com a bandeira das Nações Unidas, vítimas de violência, doença ou acidente, nas zonas mais inóspitas do mundo.
A primeira operação de manutenção da paz das Nações Unidas decorreu no Médio Oriente em 1948, aquando do estabelecimento do Estado de Israel. Desde então contam-se mais de 70 operações em 4 continentes, com mais de um milhão de forças de manutenção da paz.
Em 1988 homenageou-se o trabalho das forças de manutenção da paz da ONU com a entrega do prémio Nobel da Paz.

http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário