Dia Mundial do Refugiado
Nesta data presta-se homenagem à resistência e à força de todos os refugiados do mundo que foram obrigados a fugir de suas casas por motivos de perseguição, calamidades ou de guerra. Neste dia as celebridades gravam vídeos de apoio a refugiados, os refugiados são convidados a contar as suas histórias, entre outras atividades que se realizam por todo o mundo.
Um “refugiado” é uma pessoa que sofre perseguição pela sua raça, naturalidade, religião, grupo social ou opinião política e que se encontra fora do seu país, não podendo a ele retornar por força de perseguição.
Estima-se que existem mais de 45 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo que foram forçadas a encontrar um novo local para viver. As regiões mundiais com mais refugiados são o Médio Oriente, o Sudeste Asiático, a África Oriental e o Corno de África. Segundo o Parlamento Europeu, na Europa, os países que mais proteção oferecem a refugiados são a Suécia, a Alemanha, a França, a Itália e o Reino Unido.
Foi no ano 2000 que a ONU instituiu o Dia Mundial do Refugiado, com o objetivo de consciencializar os governos e as populações para o problema grave dos refugiados.
Dia Internacional do Surf
O Dia Internacional do Surf celebra-se todos os anos por volta do solstício de verão.
O objetivo deste dia é assinalar a cultura de vida do surf e chamar a atenção para a proteção ambiental das praias e dos oceanos.
Portugal é um dos vários países do mundo aderentes ao Dia Internacional do Surf, uma data criada em 2004 pela Surfrider Foundation e pela Surfing Magazine. Porto, Matosinhos, Ericeira e Figueira de Foz são alguns dos locais que costumam aderir ao Dia Internacional do Surf.
São centenas de atividades que se realizam neste dia relacionadas com o surf. O destaque vai para as competições, os concertos, os workshops, as exposições, as exibições de filmes, as limpezas de praias e os churrascos.
http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/
Sem comentários:
Enviar um comentário