Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla
A data tenta chamar a atenção da população para a doença, desde os seus sintomas à sua gravidade e ao seu tratamento. Outro objetivo do dia passa por alertar para as necessidades das pessoas com esclerose múltipla e das suas vivências. Respeito e inclusão são dois motes para este dia.
O que é a Esclerose Múltipla?
É uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central. Surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e tem maior incidência nas mulheres do que nos homens.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com esclerose múltipla.
Em Portugal a estimativa desta doença é de 5.000 doentes.
Sintomas da Esclerose Múltipla
- Alterações da sensibilidade
- Fadiga
- Dor
- Alterações urinárias e intestinais
- Alterações cognitivas
- Alteração de humor e depressão
- Perda da força muscular nos braços e nas pernas
- Neurite ótica
Dia da Bolacha
Este doce dia é celebrado pelo mundo fora com o intuito de homenagear uma das grandes delícias à disposição do paladar humano: a bolacha. A origem do Dia da Bolacha é incerta mas encontram-se referências a este dia no Dicionário da Rua Sésamo, que data de 1980, sendo o Monstro das Bolachas o seu promotor.
Algumas sugestões para o Dia da Bolacha são:
- Fazer bolachas com os filhos
- Fazer bolachas caseiras para oferecer no Natal
- Fazer bolo de bolacha
- Comer gelado de bolacha
- Dar bolachas aos amigos e colegas de trabalho
- Experimentar novos tipos/sabores de bolachas
- Rever vídeos do Monstro das Bolachas ou episódios da Rua Sésamo com os filhos
- Partilhar imagens do Monstro das Bolachas e deste dia na internet.
Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem
O Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem tem lugar anualmente a 4 de dezembro.
Esta data foi criada em 2012 nos Estados Unidos tendo em vista sensibilizar e envolver os cidadãos na conservação de todo o tipo de vida selvagem.
Diariamente são aniquilados milhares de animais pela sua pele, carne ou partes específicas do corpo, para além dos guardas-florestais que perdem a vida a tentar travar estes crimes.
Neste dia realizam-se conferências para discutir o estado da vida selvagem e o seu futuro, assim como campanhas de sensibilização, manifestações e exibição de documentários.
Para celebrar o Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem pode juntar-se à luta online no site oficial do Wildlife Conservation Day, partilhar a data nas redes sociais, ou fazer um donativo à World Wildlife Fund (WWF).
Sem comentários:
Enviar um comentário