Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

segunda-feira, 22 de junho de 2015

21 Junho | Solstício de verão, dia mundial do yoga e dia europeu da música

Solstício de Verão

O solstício de verão de 2015 ocorre a 21 de junho, mais precisamente às 16h38 em Portugal. Este momento marca oficialmente o início do verão.

O que é o Solstício de Verão?

O solstício de verão é o momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador, em junho no hemisfério norte, e em dezembro no hemisfério sul.
O termo "solstício" vem do Latim sendo composto pelas palavras sol e sistere (que não se mexe). Visto da Terra, o sol parece parado, mantendo uma posição fixa ao nascer e ao se pôr, durante algum tempo. 
Os solstícios acontecem duas vezes por ano, uma vez em junho e outra em dezembro, o que define as mudanças de estação do ano juntamente com os dois equinócios. Em junho observa-se o solstício de verão, que coincide com o início do verão no hemisfério norte. No hemisfério sul acontece ao mesmo tempo o solstício de inverno.

Datas e horas do Solstício de Verão

  • Em 2015, no dia  21 de junho às 16:38
  • Em 2016, no dia 20 de junho às 22:34
  • Em 2017, no dia 21 de junho às 04:24

Dia Mundial do Yoga


Neste dia realizam-se várias atividades relacionadas com esta atividade física, como sessões de demonstração e aulas ao ar livre. No Dia Mundial do Yoga vários praticantes reúnem-se para celebrar a data e mostrar um pouco mais sobre esta modalidade que pode ser praticada por todas as idades.
Neste dia apela-se à paz e fraternidade entre os indivíduos para a construção de um mundo melhor.

Benefícios do Yoga

Os praticantes de yoga destacam o bem estar proporcionado pela atividade física e encaram o yoga como uma filosofia de vida. A adoção de uma postura corporal correta, a melhoria da capacidade respiratória são outras das vantagens da prática de yoga.
Consequentemente, a redução da ansiedade e dos níveis de stress são outros dos benefícios do yoga.
Ao nível do corpo, o yoga exercita todo o corpo, tonificando os músculos, melhorando o sistema digestivo e circulatório.
A meditação é uma das componentes mais importantes do yoga, melhorando a capacidade de concentração do praticante.

Yoga em Portugal

Portugal é um dos países com mais praticantes de yoga. Existem várias escolas de ensino de yoga e a modalidade é uma das mais procuradas pelo público feminino.
A modalidade pode ser praticada por todas as idades, havendo aulas específicas para crianças, grávidas e idosos.

Dia Europeu da Música


Neste dia os amantes de música desfrutam de descontos especiais em algumas lojas, que oferecem até descontos durante todo o fim de semana da efeméride. As salas de espetáculos e os espaços culturais organizam também concertos (gratuitos em certos casos) de celebração da música.
A música é um elemento essencial na vida de milhões de pessoas no mundo. Seja acompanhado ou sozinho, no Dia Europeu da Música deve ouvir (ou tocar) algumas das suas músicas preferidas.  Partilhar os seus gostos musicais nas redes sociais para relembrar esta efeméride é outra sugestão de celebração para este melodioso dia.

http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário