Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

28 outubro | Dia internacional da animação & Dia mundial da terceira idade

Dia internacional da Animação

Foi a 28 de outubro de 1892 que se registou a primeira exibição de imagens animadas do mundo: a exibição do filme Pauvre Pierrot, por Emile Reynaud no seu teatro ótico, no Museu Grevin, em Paris.
O Dia Internacional da Animação foi criado em 2002 pela Association Internationale du Film d'Animation e é celebrado em mais de 40 países, incluindo Portugal, em comemorações que se estendem a várias cidades e dias.
As celebrações consistem na exibição de filmes de animação, em concursos de curta-metragens, em workshops de animação, demonstrações técnicas, exposições, entre outras iniciativas ligadas à animação.
A animação é uma arte que cria a ilusão de movimento através de uma sequência de imagens que exibem uma fase diferente de animação. A animação original era feita à mão mas atualmente a animação é feita principalmente por intermédio do computador, via CGI (Computer-generated imagery – imagens geradas por computador).
Pode celebrar o Dia Internacional da Animação participando numa das suas várias atividades. Também pode mostrar os seus desenhos animados preferidos aos seus filhos (os desenhos mais antigos) ou ver com os amigos e familiares novas animações conceituadas.

Dia Mundial da Terceira Idade 

Este dia tem como objetivo chamar a atenção para a situação económica e social da população idosa. Muitos idosos vivem em carência económica e isolados dos seus familiares, ao abandono, em lares de terceira idade ou em casa.
Os idosos são pilares no seio da família, eles são responsáveis pela transmissão de valores e de conhecimentos aos mais novos, funcionando como um ponto de equilíbrio familiar, ajudando à criação dos mais novos da família.
Neste Dia Mundial da Terceira Idade, o destaque vai todo para os idosos, com a realização de atividades como encontros de idosos e crianças, colóquios sobre problemas dos idosos como maus-tratos, entre outras iniciativas.

http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário