Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

29 outubro | Dia Mundial da Psoríase, Dia Mundial do AVC & Dia Nacional da Desburocratização

Dia Mundial da Psoríase 

Tipos de Psoríase

A psoríase é uma doença crónica da pele, não contagiosa e com tratamento. Existem diversos tipos de psoríase. O mais comum é a psoríase em placas que representa 90% dos casos. Outros tipos são a psoríase gutata, psoríase inversa, psoríase eritrodérmica e a psoríase com pústulas.

Objetivo e celebração do Dia Mundial da Psoríase

A data celebrou-se pela primeira vez em 2004. O Dia Mundial da Psoríase foi instituído para mostrar à sociedade uma doença escondida, que só em Portugal afeta mais de 250 mil pessoas e cerca 125 milhões em todo o mundo.
A celebração do dia da psoríase visa informar a população sobre a doença e combater o estigma social, a discriminação e o isolamento dos doentes que sofrem de psoríase. Esta data é importante para a informação da população, que em geral desconhece que a doença não é contagiosa e que tem tratamento. Pelo mundo fora realizam-se vários eventos em prol da consciencialização da psoríase neste dia. Em Portugal destaca-se o Manifesto pela Psoríase, uma iniciativa que conta com apoio de figuras públicas e onde é possível deixar testemunhos sobre a doença.
Dia Mundial do AVC
O Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) celebra-se a 29 de outubro. Neste dia internacional do AVC tenta-se chamar a atenção para os perigos dos acidentes vasculares cerebrais e divulgar informações importantes como reconhecer um AVC.

AVC em Portugal e no Mundo

O AVC é a principal causa de morte e de incapacidade em Portugal. As regiões do interior são as mais afetadas, devido à falta ou atraso de assistência médica. A mortalidade do AVC é maior em mulheres do que em homens. Segundo a Organização Mundial de Saúde morrem anualmente 3,2 milhões de mulheres no mundo devido ao ACV.

Como reconhecer um AVC

  • Boca ao lado e dificuldade em falar
  • Falta de força no braço

Prevenção

  • Não fumar nem beber álcool em excesso
  • Praticar exercício físico regularmente
  • Evitar o excesso de sal para não aumentar a pressão arterial

O que fazer num AVC

Contactar diretamente o 112 (INEM) e tentar explicar em detalhe os sintomas

Recuperação

A recuperação do AVC é longa e os primeiros seis meses são essenciais no tratamento.

Dia Nacional da Desburocratização
Comemorado anualmente na última quinta-feira de outubro, o Dia Nacional de Desburocratização tem o objetivo de simplificar e facilitar a participação dos utentes nas atividades de serviços. De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros de 1990, que criou esta data, com este dia procura-se sensibilizar e dinamizar vontades, promover iniciativas e mobilizar recursos, na perspetiva da Administração Pública conseguir enfrentar com êxito os desafios que lhe são colocados e dar resposta positiva às exigências da modernidade.
Neste dia debatem-se problemas processuais, formas de modernizar tecnologicamente a Administração Pública e de simplificar os seus processos. São apresentados sistemas inovadores, entre outras iniciativas.


http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário