Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

8 novembro | Dia de...

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis


O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis celebra-se anualmente a 8 de novembronos estados membros da União Europeia.
A data foi lançada pela Comissão Europeia e pretende encorajar uma alimentação saudável nas crianças, a fim de travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa.

Importância do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis insere-se no âmbito de uma campanha mais vasta da Comissão para combater a obesidade, incentivando os cidadãos da UE a optarem por um regime alimentar equilibrado e a fazerem mais exercício físico. É na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida.
Na União Europeia, metade da população adulta e um quarto das crianças em idade escolar tem excesso de peso. Os jovens com excesso de peso tendem a conservá-lo na idade adulta e têm mais probabilidades de tornarem-se obesos.

Recomendações

Para manter hábitos saudáveis na alimentação recomenda-se a:
  • tomar o pequeno-almoço todos os dias;
  • comer de 3 em 3 horas;
  • comer 5 peças de fruta/legumes por dia;
  • beber uma boa quantidade diária de água;
  • usar menos sal e açúcar nas refeições.


Dia Mundial da Radiologia


O Dia Mundial da Radiologia celebra-se a 8 de novembro pois foi neste dia que se descobriram os raios X.
Os raios X foram descobertos em 1895 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen.
O objetivo do Dia Mundial da Radiologia é consciencializar a sociedade sobre o valor do diagnóstico e do tratamento efetuado pelo radiologista, que fornece segurança e cuidados ao paciente. Além deste fim, a comemoração deseja contribuir para uma melhor perceção junto da população do papel do radiologista na assistência à saúde geral das pessoas.
Todos os anos são estipulados diferentes temas para a celebração do dia, realizando-se iniciativas como debates, cerimónias, sessões de casos clínicos, etc.
Neste dia internacional da Radiologia são parabenizados todos os radiologistas do mundo, pelo trabalho efetuado e pela importância que têm na análise da saúde das pessoas.

Dia Internacional do Trava-Línguas


O Dia Internacional do Trava-Línguas observa-se a 8 de novembro em 2015.
A data é celebrada anualmente no segundo domingo de novembro. O objetivo é melhorar a enunciação, impressionar os amigos e divertir-se.
Trava-línguas é um conjunto de palavras que forma uma frase de complexa articulação devido à existência de sons que exigem movimentos repetitivos e pouco comuns à língua.

Trava-línguas populares portugueses

Neste dia divirta-se a pronunciar trava-línguas aos seus amigos:
O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.
Num prato de trigo tragam três tigres. Três tigres tragam trigo num prato dum trago. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato dum trago.
O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso e rápido a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso e rápido a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o ruidoso rei da Rússia.
- Raio! – ralhou o rei. – rato rapace!
- Raça! – rugiu o rato. – é rija a rolha!

Domingo do Órfão


A data teve origem na Zâmbia e o seu grande objetivo é partilhar amor pelas crianças órfãs à volta do globo. Existem cerca de 150 milhões de crianças órfãs no mundo, sem contar com as crianças abandonadas.
Neste “Orphan Sunday”, celebrado anualmente no primeiro domingo de novembro, as pessoas são incitadas a ajudar os órfãos, por intermédio de iniciativas locais, desde a doação de roupa à partilha de refeições, desde a organização de peditórios à realização de concertos de beneficência.
Quem estiver interessado no apadrinhamento ou na adoção de órfãos encontra no Domingo do Órfão uma excelente oportunidade para ajudar o próximo e a si mesmo. É possível criar eventos e encontrar mais informações no site Orphan Sunday.

http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário