Rua João Pereira Fernandes, nº 136
4835-324 Selho S. Jorge - Pevidém
Guimarães

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

7 de dezembro | Dia de Timor-Leste, Dia Internacional da Aviação Civil & Hanukkah


Dia de Timor-Leste


Em Timor-Leste o dia 7 de dezembro é feriado e chama-se Dia dos Heróis Nacionais. Foi a 7 de dezembro de 1975 que ocorreu a invasão e ocupação indonésia de Timor, com a operação “Komodo”. Portugal denunciou a invasão e cortou relações diplomáticas com a Indonésia no mesmo dia, abandonando a administração portuguesa o território a 8 de dezembro de 1975.
Este dia 7 de dezembro começou entretanto a ser conhecido como o Dia Internacional de Solidariedade com Timor-Leste.
Dia Internacional da Aviação Civil

Origem do dia

Este dia foi comemorado originalmente a 7 de dezembro de 1994, em celebração dos 50 anos da assinatura da Convenção sobre a Aviação Civil Internacional. Dois anos depois, em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a data de 7 de dezembro de modo oficial como o Dia Internacional da Aviação Civil.

Aviação civil: o que é?

A aviação civil compreende os voos comerciais e privados, referindo-se a qualquer voo de natureza não militar. Assim, a aviação desportiva, acrobática, ultraleve e de transporte de passageiros ou cargas está englobada na aviação civil, que se comemora todos os anos a 7 de dezembro.

Hanukkah


A festa de “Chanucá” ou “Hanucá” comemora-se na verdade por 8 dias, de 7 a 14 de dezembro. A palavra hebraica "Chanucá" significa "dedicação" ou "inauguração".
Também conhecida como a “festa das luzes”, ela marca a libertação e a purificação do Templo de Jerusalém. Os judeus acendem um candelabro de 9 braços para celebrar esta data. Na primeira noite acende-se o braço maior do candelabro e uma vela. A cada noite que passa se acrescenta e se acende uma vela. Ao oitavo dia o candelabro encontra-se inteiramente aceso. Este ritual relembra o milagre do azeite que no candelabro do Templo de Jerusalém ardeu por 8 dias. A importância do azeite é recordada com a preparação de fritos nestes dias. As famílias trocam também pequenas prendas entre si nestes dias, como jogos e livros.

http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário